ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Sep/2023

Brasil e Vietnã: acordo amplia cooperação agrícola

Durante a reunião bilateral do presidente Lula com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, nesta segunda-feira (25/09), foi firmado o Plano de Ação para o acordo de Cooperação Agrícola entre os países. O documento foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo vice-ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Nguyen Hoang Hiep. Um dos maiores mercados de produtos do agronegócio brasileiro, o Vietnã recebe praticamente o mesmo que a França em exportações brasileiras. O Vietnã é o sexto maior comprador mundial do Brasil. Compra soja, milho, algodão, carne bovina e quer ampliar essa relação comercial, inclusive de produtos como o café, do qual é produtor. O Plano de Ação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã (Mard) efetivamente implementa o Memorando de Entendimento firmado em 2018.

O plano de ação compreende o período de 2023 a 2025 e tem como propostas a troca de dados da exportação agropecuária, regulamentação e negociação de mercado de importação e exportação de produtos agropecuários, florestais e de pesca. O plano de ação vai nos permitir avançar na abertura do mercado do Vietnã para novos produtos agropecuários brasileiros, declarou o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chính. Ao destacar a relevância do Vietnã para as exportações da agropecuária brasileira, o presidente Lula destacou a ampliação da relação comercial entre os países a partir do acordo. A ideia é expandir e diversificar o fluxo, com mais produtos de alto valor agregado. A pedido do presidente Lula, o Ministério da Agricultura realizará uma missão oficial ao Vietnã para conhecer o potencial de máquinas para pequenos produtores e o fortalecimento da relação comercial entre os países. O presidente Lula também falou em aproximar o Mercosul da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Ele deu a declaração ao lado do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, em Brasília. Foi discutido também o interesse do Vietnã de celebrar um acordo comercial com o Mercosul aproveitando a presidência brasileira. Há interesse do Brasil em aproximar o Mercosul da Asean. Em breve, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, irá à Indonésia discutir a relação do Brasil com o bloco. São dois países do Sul Global comprometidos com a paz, o multilateralismo, o desenvolvimento sustentável, e o combate à fome e à pobreza. O desejo é por maior representatividade na governança internacional. Lula agradeceu o apoio do Vietnã ao pleito brasileiro por um assento no Conselho de Segurança da ONU. Lula também indicou que irá ao país asiático no ano que vem. Em 2024, comemora-se os 35 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã e Lula aceitou o convite do primeiro-ministro Chíhn para ir a Hanoi celebrar essa ocasião.

Em sua fala, o primeiro-ministro do Vietnã disse ter esperanças de que o Brasil reconhecerá a economia de mercado de seu país. Antes da declaração conjunta, Lula e Chính assinaram os seguintes atos: Acordo de Cooperação Educacional; Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Defesa; Plano de Ação para implementar o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Agricultura; e Plano de Trabalho para Cooperação entre Academias Diplomáticas. Participaram do encontro bilateral os ministros da Educação, Camilo Santana, da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, e da assessoria especial da Presidência da República, Celso Amorim. Fonte: Ministério da Agricultura e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.