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25/Sep/2023

Supermercados: Índice de Ruptura recua em agosto

De acordo com dados do Índice de Ruptura, medido pela Neogrid, a média geral de indisponibilidade de produtos nos supermercados no mês de agosto teve leve recuo, de 0,2%, em relação a julho e atingiu 13,4%. O estudo é elaborado com base na análise de 92 categorias de produtos. Os itens com menor variedade de marcas nas prateleiras e crescente indisponibilidade, na comparação com julho, foram ovo (16,2%), azeite (13,3%), batata palha (13%) e leite condensado (12,9%).

Entre esses produtos, apesar de o ovo ser o mais ausente, a batata palha foi a mercadoria com maior variação ante o mês anterior, quando a ruptura foi de 9,4%. O alimento apresentou o menor estoque médio do ano, com cerca de 100 mil unidades a menos do que em julho. De acordo com a Horus, plataforma de inteligência de mercado da Neogrid, a ruptura de agosto é um reflexo da queda dos preços desses produtos no mês anterior, o que fez com que os ovos brancos ficassem 7,14% mais baratos, o azeite extravirgem atingisse valor 2,61% menor, a batata palha tivesse redução de 2,06% e o leite condensado custasse 7,93% a menos.

Em agosto, a tendência de preços mudou. O ovo apresentou aumento de 11%; o azeite, de 10,4%; a batata palha, de 6,4%, alcançando a maior alta dos últimos 12 meses; e o leite condensado, de 9,4%. O levantamento revela ainda que o açúcar e o achocolatado também tiveram altas rupturas: 14% e 13,2%, respectivamente. O açúcar, porém, que vinha apresentando aumento de indisponibilidade desde fevereiro, esteve 2,8% mais presente nas gôndolas do que em julho. O achocolatado também teve uma redução de falta, mas menos expressiva: 0,2%. Quanto ao preço, houve redução do valor em julho e aumento em agosto de 12,1% no achocolatado em pó e de 10,04% nos açúcares refinado e cristal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.