ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Sep/2023

Embrapa desenvolve aplicativo para os orgânicos

Pesquisadores da Embrapa Territorial (Campinas-SP) apresentaram na sexta-feira (15/09) ao Ministério da Agricultura e Pecuária os resultados do projeto Pró-Orgânico, desenvolvido desde 2020 por centros de pesquisa da Embrapa e parceiros. Um aplicativo desenvolvido durante o projeto está em teste e deve ser disponibilizado no próximo ano para uso público. A expectativa é que a ferramenta facilite o trabalho de produtores orgânicos brasileiros. A demanda surgiu de uma consulta feita a stakeholders e os diversos parceiros envolvidos contribuíram com a criação da tecnologia. O Ministério da Agricultura apoiou com recursos humanos na confecção do aplicativo e, na reta final, ajudou na validação da ferramenta com produtores de Ribeirão Preto (SP) e do sul de Minas Gerais.

A concepção do aplicativo levou em consideração uma linguagem acessível e funcionalidades amigáveis para que o uso seja facilitado. Nesta fase final, os produtores estão testando e preenchendo formulários que vão ajudar na gestão das propriedades. A ferramenta foi pensada para apoiar os produtores, o próprio Ministério da Agricultura, as certificadoras e outros sistemas participativos de controle que garantem a qualidade orgânica dos produtos. Entre outras funcionalidades, o aplicativo terá uma Organoteca, espécie de biblioteca interativa com tecnologias e publicações técnicas lançadas pela Embrapa e por parceiros. O aplicativo também conta com uma lista com insumos permitidos no cultivo orgânico, uma demanda muito comum dos produtores.

A ferramenta foi concebida para que o preenchimento solicite informações obrigatórias que o agricultor orgânico precisa repassar ao Ministério da Agricultura, facilitando o envio. O aplicativo deve facilitar o acesso a dados para geração de painéis que apresentem a distribuição dos produtores orgânicos e as culturas produzidas em cada região. Como a equipe já está trabalhando em outra proposta para obter financiamento e dar continuidade ao trabalho, foi sugerido o contato com instituições que podem ajudar, como o Sebrae, o Ibama, a Associação Paulista de Municípios (APM) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entre outras. Se o produtor conseguir perceber as vantagens que essa ferramenta traz para sua rotina, será um sucesso. Mais um grande benefício que a Embrapa oferece à sociedade. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.