ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Aug/2023

Mercosul-UE: exigências ambientais excessivas

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) considera "inconcebível" a lista de exigências ambientais da União Europeia apresentada no documento side letter para a negociação com o Mercosul. É inconcebível não só para o Brasil, mas também para a Argentina, Uruguai e Paraguai e precisa ser contestada. Seguir uma orientação da União Europeia para redução de impactos no nível que exigem inviabiliza a produção de alimentos do Brasil.

O País tem um cenário completamente distinto da União Europeia e tem ciência de suas responsabilidades. É preciso chegar a um consenso de possibilidade de livre mercado. A resposta do Mercosul ao side letter será enviada até 17 de setembro. A demora no envio da contraproposta deve-se ao atraso do Paraguai em meio ao processo eleitoral do país. A resposta vai incluir metas possíveis de serem cumpridas. Ao mesmo tempo em que se discute o acordo, o Congresso está regulando o mercado de carbono e a COP 28 será realizada no Brasil. São temas para que se chegue em consenso.

A posição do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do Uruguai precisa ser de consenso. É preciso haver um posicionamento dos países produtores do bloco. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e embaixadores sinalizaram que a negociação do acordo está "apenas começando". A FPA afirma não ver muitos pontos positivos para o agronegócio brasileiro de um eventual acordo bilateral, já que o principal destino das exportações brasileiras é a Ásia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.