ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Aug/2023

Governo apoiará exportações brasileiras à Argentina

De acordo com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o desenho da operação de apoio a exportações brasileiras à Argentina, que irá abranger o mercado automotivo e de alimentos, sairá nos próximos meses. Os detalhes dependem de temas normativos e operacionais. O compromisso é terminar antes o possível, de preferência ainda nos próximos meses. O acordo foi anunciado na segunda-feira (28/08) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Economia argentino, Sergio Massa.

A operação passa por um aporte do CAF, que propôs atuar na contragarantia das exportações brasileiras, geralmente patrocinadas no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) do Banco do Brasil. A operação envolveria de US$ 500 milhões a US$ 600 milhões e o Banco do Brasil garantiria as exportações, com contragarantia feita pelo CAF. As negociações entre as partes são inerentes a qualquer negócio. A ideia é criar os fatores habilitadores para que o comércio siga fluindo, uma combinação Banco do Brasil e CAF.

Os detalhes da operação ainda estão em desenvolvimento, mas o certo é que o CAF está disposto a criar as condições para que o comércio regional siga fluindo. É papel de um banco regional "emprestar" seu rating internacional para viabilizar operações com alto impacto econômico e social, como é o caso dessa contragarantia, que beneficia Brasil e Argentina. O acordo entre os vizinhos tende a proteger empregos e consumidores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.