ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Aug/2023

1ª emissão soberana atrelada a títulos sustentáveis

De acordo com o Departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil fará ainda este ano sua primeira emissão de dívida com títulos sustentáveis. Paralelamente, a Pasta prepara a regulamentação do comércio de créditos de carbono e a revisão da Política Nacional do Clima. No início de 2024, o governo quer ter o texto do PL de revisão da Política Nacional do Clima. O texto original foi publicado em 2009, antes do Acordo de Paris. Deve ficar pronto em dezembro de 2024. O plano terá horizonte de 12 anos.

O Comitê de Clima vai criar regulamentação para o comércio de créditos de carbono. O debate sobre a pauta climática acontece às vésperas da chegada do Brasil à presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, e da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) enfatizou que é essencial ao País se inserir no debate internacional sobre a normatização da pauta ESG para não acabar em posição de desvantagem em relação a outras economias.

Segundo o MMA, há disponibilidade de recursos para temas climáticos, e é preciso entender por que não chegam às economias emergentes. É preciso incorporar riscos e oportunidades que a crise climática traz a setores econômicos e sociedade. O Ministério vem emitindo sinais de que o enfrentamento da questão do clima é questão de Estado e assim será possível aumentar a atração de investimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.