ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Aug/2023

Argentina: saques em supermercados e comércio

Pelo menos 56 pessoas foram detidas na terça-feira (22/08) por saques a supermercados e comércios em diferentes pontos da grande Buenos Aires. Segundo autoridades, os episódios foram incitados pelas redes sociais, com o fim de provocar desestabilização. O Ministério da Segurança de Buenos Aires detalhou que houve tentativas de roubo de maneira coordenada em centros comerciais dos subúrbios de Moreno, José C. Paz e Escobar. Um dos supermercados sofreu grandes estragos e os autores do ataque atearam fogo ao local.

A Argentina está em meio a uma campanha eleitoral antes das eleições gerais de outubro, enquanto o país registra taxa de pobreza de 40%. A inflação ao consumidor está em 113,4%, na comparação anual, segundo o dado de julho. No fim de semana, houve episódios similares nas províncias de Córdoba, Mendoza e Neuquén. Muitos negócios dos bairros de Once e Flores, na capital, caracterizados por suas lojas de roupa a preços baixos, alteraram suas rotinas por temer saques. Prefeitos da grande Buenos Aires denunciaram que circulavam mensagens e notícias falsas sobre saques.

A presidência do país afirmou que esses episódios eram instigados por seguidores do candidato Javier Milei, de ultradireita, da coalizão La Libertad Avanza. Milei é um dos favoritos na disputa presidencial, após ficar à frente nas primárias ocorridas em 13 de agosto. Segundo as autoridades, a situação está sob controle. A polícia, porém, continuava a patrulhar e quadro helicópteros sobrevoavam os subúrbios da capital. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.