ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Aug/2023

Brasil registra temperaturas recordes para o inverno

Uma onda de calor deverá fazer com que diversos Estados do País registrem elevação histórica de temperatura para o mês de agosto. A previsão para esta semana é que os termômetros cheguem a 40°C em algumas regiões, em especial Sudeste, incluindo áreas de São Paulo, e Centro-Oeste. Conforme o boletim mais recente divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos cinco dias já foram observadas temperaturas máximas acima de 30°C em áreas do centro e norte do País, com valores extremos ultrapassando 38°C no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e sudeste do Pará. Esses valores foram observados principalmente no domingo (20/08).

Em São Paulo capital, o pico de calor está previsto para ocorrer nos dias 23 ou 24 de agosto, quando a temperatura poderá superar os 34°C. Esse calor histórico é motivado por uma grande massa de ar quente e seco, que deverá se expandir por praticamente todo o Brasil. Em São Paulo, o calor mais intenso deve ser registrado nas faixas oeste e noroeste, nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros devem passar dos 40°C durante as tardes, principalmente nos dias 23 e 24 de agosto. Nessas regiões, a Defesa Civil ainda pede atenção redobrada para o índice de umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 20%, aumentando o risco de incêndios florestais.

Segundo o Instituto Metsul, embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes na Região Sudeste nesta época, e bastante frequente na Região Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades. Antes do calor, porém, as regiões de Campinas, Vale do Ribeira, Baixada Santista e litoral norte devem registrar chuvas, mas não muito expressivas. Com o calor, é recomendável que as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol, além de evitar exercícios ao ar livre nos horários mais quentes. Após as altas temperaturas, o calor terá declínio em parte do País no fim de semana.

Isso porque uma frente fria avançará pela Região Sul na sexta-feira (25/08). Apesar disso, o tempo seguirá muito quente na maior parte da Região Centro-Oeste, no norte de São Paulo e em parte do estado de Minas Gerais. Cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) confirmaram na semana passada que julho foi o mês mais quente desde que as medições globais foram iniciadas. Um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também detalhou os efeitos das mudanças climáticas em Campinas, cidade de 1,1 milhão de habitantes no interior do Estado. Entre 1989 e o ano passado, a média das temperaturas máximas locais subiu 1,2ºC. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.