ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Aug/2023

Queda da taxa de juros favorece o setor produtivo

A redução da taxa Selic para 13,25% ao ano, anunciada na quarta-feira (02/08) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), é positiva sobretudo aos produtores rurais que utilizam crédito de mercado para investimentos. A queda dos juros é boa principalmente para aqueles produtores maiores que não acessam tanto o crédito subsidiado, o crédito oficial, porque a maior parte desses grandes produtores busca recursos no mercado a juros livres. Uma taxa básica de juros menor leva à diminuição do custo de capital e o agro é ofensivo em capital. Outro efeito benéfico do juro menor para o setor produtivo é uma eventual desaceleração da apreciação do Real.

A taxa de juros alta atrai muito capital especulativo para o Brasil, o que gera a valorização do câmbio e atrapalha a precificação dos produtos agrícolas em Reais. O menor nível de juros também favorece o investimento do setor, principalmente em bens de capitais (caso das máquinas e equipamentos agrícolas), porém o apetite segue calibrado pelo movimento dos preços das commodities. É uma sinalização positiva para investimentos. Mas, o principal fator para destravar os aportes, sobretudo a longo prazo, e que elevaria o aumento do investimento é a rentabilidade, hoje menor do que foi nas safras passadas. A queda ajuda no humor do mercado e dos produtores.

O patamar inferior dos juros deve contribuir ainda com os agricultores e empresas do setor que recorrem à rolagem das dívidas, após elevado nível de investimento nos últimos anos. Isso diminui um pouco o risco de endividamento do setor, mas alguns se alavancaram acima do ideal. A queda da taxa é positiva para rolar as dívidas porque diminui o custo. É bom também para as empresas do setor elevarem os estoques. A decisão do Copom reafirma também a tendência de juros futuros menores. A queda da Selic ajuda a economia como um todo e o agro está beneficiado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.