ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Aug/2023

Zona do euro: crescimento modesto no 2º trimestre

Segundo a agência de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat, a economia da Europa cresceu modestamente após meses de estagnação. Os 20 países que usam o euro tiveram um crescimento de 0,3% no período de abril a junho, em comparação com os primeiros três meses do ano. Segundo especialistas, as altas taxas de juros destinadas a combater a inflação têm cobrado o preço dos consumidores, pois tornam mais caro para as famílias e empresas tomarem empréstimos, investir e gastar.

A zona do euro teve crescimento zero no primeiro trimestre e um leve declínio no quarto trimestre do ano passado. O crescimento de 3,3% da Irlanda, o maior da zona do euro, também distorceu o quadro geral. Os números do PIB irlandês sofrem grandes oscilações em razão das grandes multinacionais que possuem suas sedes lá, incluindo gigantes da tecnologia como Meta, Google e Apple. Sem a Irlanda, o crescimento da zona do euro teria sido de apenas 0,1%.

O número geral foi impulsionado por algumas idiossincrasias de alguns países e mascara um momento que provavelmente está muito mais próximo da estagnação. A maior economia da Europa, a Alemanha, teve uma leve reação no segundo trimestre, registrando crescimento zero após dois trimestres consecutivos de queda na produção. No caso alemão, os altos custos de energia ligados à guerra da Rússia na Ucrânia têm atrapalhado um melhor desempenho da economia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.