ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Aug/2023

Brasil e Arábia Saudita: parceria em investimentos

Em visita ao Brasil com uma comitiva de empresas para aprofundar as relações bilaterais, o ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, ressaltou que os dois países têm potencial de estar mutuamente entre os cinco maiores investidores de cada lado. Ele destacou o potencial não realizado e os interesses compartilhados entre os países durante fórum sobre investimentos entre Brasil e Arábia Saudita. Durante o evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ele citou oportunidades de cooperação em transição energética e turismo, assim como em segurança alimentar, já que o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, enquanto a Arábia Saudita é um grande produtor global de fertilizantes.

Durante a passagem da missão saudita por São Paulo, foram assinados 26 memorandos de entendimento envolvendo parcerias em setores estratégicos. Foi salientado o rápido crescimento do Brasil após o choque da pandemia e a melhora na avaliação de crédito do País por agências de rating entre os pontos essenciais para a continuidade dos investimentos no setor privado. Do lado saudita economia cresceu 66% nos últimos sete anos e a taxa de desemprego encolheu de 13% para 8%, o menor desemprego em décadas. As empresas brasileiras têm a chance de capitalizar as imensas oportunidades que estão sendo criadas na Arábia Saudita e internacionalmente. A Arábia Saudita pretende alcançar uma produção de carros elétricos de 500 mil veículos por ano e convidou o Brasil a participar de investimentos em materiais de baterias. Também expressou que a preocupação com o fornecimento de alimentos aumentou após a guerra na Ucrânia.

Nesse ponto, enquanto busca ampliar a base de fornecedores de alimentos, a Arábia Saudita pode aumentar o fornecimento de fertilizantes para o Brasil ampliar a sua produção agrícola. Citando a liderança brasileira entre os principais destinos de ecoturismo no mundo, Falih apontou oportunidades de parceria em turismo e entretenimento. O objetivo da missão é também angariar o apoio brasileiro para a candidatura de Riad à sede da Expo 2030. Busan, na Coreia do Sul, e Roma, a capital italiana, também querem receber o evento. O vice-presidente Geraldo Alckmin prometeu apoio à candidatura saudita. Porém, no mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a manifestar apoio a Roma em uma coletiva de imprensa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.