ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2023

UE será flexível para fechar o acordo com Mercosul

A União Europeia fez um aceno ao presidente Lula de que está disposta a ceder para finalizar o acordo comercial com o Mercosul ainda neste ano. O embaixador do bloco europeu no Brasil, Ignacio Ybáñez, disse que seria ruim para os dois lados jogar fora mais de vinte anos de negociações. Lula está na presidência temporária do Mercosul e quer aproveitar as discussões do aditivo de ações de sustentabilidade para renegociar termos sobre as compras governamentais envolvendo as empresas dos países dos dois blocos.

A União Europeia será flexível, pois o acordo é muito mais importante do que as compras públicas, do que pequenos detalhes que podem se fechar ao final da negociação. Ignacio Ybáñez considera legítimo Lula querer reavaliar os termos do acordo que foram assinados por outros presidentes. Afinal, Lula tomou posse de seu mandato no Brasil e na presidência pro tempore do Mercosul somente este ano. O governo Lula reclamou que a União Europeia só apresentou neste ano exigências adicionais na área ambiental para finalizar o acordo de livre comércio com o Mercosul.

Ybáñez explica que na gestão Bolsonaro o desmatamento foi fora da curva e, por isso, não havia ambiente para entregar o aditivo ambiental. O embaixador da União Europeia diz que agora é diferente, porque Lula põe a agenda ambiental como prioridade. O documento não foi pensado para o governo anterior. O documento é para o futuro, porque o acordo vai para frente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.