ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jul/2023

USP está entre as melhores do mundo em agricultura

A agricultura brasileira ganha reconhecimento global com a inclusão de uma universidade do País entre as 30 melhores instituições de ensino do mundo nessa área. De acordo com o QS World University Ranking 2024, divulgado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), a Universidade de São Paulo (USP) conquistou a 28ª posição no ranking global QS by Subject de Agricultura e Silvicultura, com uma pontuação de destaque de 75,7.

O ranking avaliou cerca de 3 mil universidades de 104 países. Desde 2011, a Quacquarelli Symonds, uma organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, tem publicado um ranking que avalia universidades com base em quatro indicadores adaptados para cada área específica: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H (Hirsch), métrica utilizada para medir a produtividade e o impacto de um pesquisador acadêmico. Na América Latina, o Brasil demonstrou sua força ao conquistar as duas primeiras posições no QS by Subject Agricultura e Silvicultura.

A USP garantiu o primeiro lugar, consolidando seu protagonismo na região como referência nesse campo de estudo, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também dividiu o pódio entre as dez primeiras colocadas com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A performance coloca o Brasil em destaque na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento relevante para a agricultura. O mercado de produção animal exige cada vez mais pessoas qualificadas.

Essa colocação reforça o trabalho e dedicação para oferecer um ensino de qualidade. Atualmente, todo o ensino da graduação pode ter acesso à iniciação cientifica e esse trabalho com pesquisa é o carro-chefe da USP. Para chegar a essa posição, a USP tem um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos e isso mostra que a universidade está caminhando no rumo certo. No ranking geral, não segmentado por área, a USP ocupa a 85ª posição, se tornando a primeira vez que uma universidade brasileira entra para a lista das 100 melhores do mundo. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.