ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2023

Fávaro: setor agrícola mais próximo do governo

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a relação do setor agrícola com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está "cada vez melhor". "Todos os homens e mulheres, agricultores e agricultoras, que querem continuar crescendo, que querem continuar fazendo todos esses números crescerem ainda mais, independente de quem votou, da sua oposição ideológica, de ter feito campanha, financiado campanha dentro dos regimes da lei o seu candidato preferido, têm agora a porta aberta no governo para vir trabalhar, fazer proposta, continuar fazendo a reconstrução, com o maior Plano Safra da história", disse Carlos Fávaro em entrevista ao programa Canal Livre, da Band TV no domingo (16/07).

O ministro afirmou que uma sequência de notícias positivas desde o começo do governo, entre elas, o Plano Safra, a abertura de mercados e a movimentação de Lula na diplomacia internacional, deve fazer com que o setor agrícola se aproxime mais cada vez mais do Executivo. Isso vai trazendo um convencimento de que as críticas e incertezas do setor em relação a Lula eram apenas retórica política, disse o ministro. "Tenho certeza que a Agrishow no ano que vem será aberta pelo presidente Lula e ele será aplaudido pela maioria", acrescentou Fávaro.

O ministro também condenou as invasões a propriedades privadas, posição que, segundo ele, também é compartilhada pelo presidente. O direito do protesto, da manifestação, é legítimo na democracia, o que não pode é invasão da terra privada. Não precisa invadir pois o governo fará assentamentos, disse Fávaro. O ministro afirmou que respeita a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões de propriedades pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas desde que não faça disso um palanque político. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.