ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jul/2023

Seguro Rural: governo avaliando uma modernização

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou, na sexta-feira (14/07), que o governo estuda, com alguns parceiros, um modelo de seguro agrícola para modernizar o atual e que garanta a rentabilidade da indústria de seguros. O setor de seguro acumula um prejuízo de R$ 3 bilhões em 16 anos do atual modelo do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Tal situação não pode perdurar. Fávaro também citou a expansão da atuação do BNDES no agronegócio, comentando que no primeiro semestre foram contratados R$ 13 bilhões pela linha de crédito dolarizada lançada pelo banco público.

O ministro enfatizou a importância do bom relacionamento do setor com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para fortalecer a imagem do setor no exterior. Favaro reforçou que o Brasil continuará priorizando o mercado de etanol como alternativa a combustíveis fósseis, não o carro elétrico. Comentou ainda que o sistema de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) precisa ser melhorado, com mais algoritmos no sistema.

Carlos Fávaro informou que o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, lhe apresentou um modelo de estímulo ao seguro rural adotado no México. O modelo precisa de adaptações à realidade brasileira e já foi solicitada à câmara setorial sobre o tema que reformule o modelo brasileiro. Hoje, a principal política pública de estímulo ao seguro rural é o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.