ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2023

Fávaro: agropecuária será contemplada no novo PAC

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, antecipou que haverá novidades relacionadas à agropecuária no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), previsto para ser lançado ainda neste mês. Diante do sucesso dos PACs anteriores e da força da agropecuária brasileira, o presidente Lula está debatendo o tema com o Ministério da Agricultura. Ele determinou que as equipes técnicas construam o que é importante para que o Brasil cresça mais rápido, gere emprego, oportunidade, também sobre o olhar da agropecuária. No dia 11 de julho, Fávaro se reuniu com o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, para discutir o tema. O agronegócio vai contribuir muito para esse crescimento da economia brasileira.

Fávaro acredita que o agronegócio vai se beneficiar também da nova fase de crescimento do País propiciada pela reforma tributária, a qual acredita ser aprovada até dezembro. O texto saiu a contento para a agropecuária brasileira. Pequenos pontos de distorções, como a vulnerabilidade para o cooperativismo, o limite de R$ 3,680 milhões para faturamento anual de produtores rurais isentos ao IBS, a redução da alíquota para 50% para produtores com receita anual acima de R$ 3,680 milhões, foram sanados. A reforma ficou neutra para os produtores, mas alguns ajustes tendem a ocorrer no Senado. O ministro comparou a reforma tributária com o Plano Real.

O crescimento acontecerá de forma vertiginosa com modelo tributário mais justo. O País entrará em nova fase de crescimento. Questionado sobre o relacionamento do agronegócio com o novo governo, o ministro afirmou que o setor e o Executivo estão em processo de reconstrução de pontes. Os produtores que querem olhar para a frente e trabalhar junto com o governo para fazer o agro cada vez mais firme e eficiente terão portas abertas. Não é só retórica. A prova disso é que o maior Plano Safra da história e políticas públicas com aberturas de mercado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.