ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Jul/2023

Seguro de crédito oficial às exportações é retomado

Estatal que chegou a entrar no Programa Nacional de Desestatização (PND) no governo anterior, em 2019, a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) fechou contrato nesta segunda-feira (10/07), com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O negócio envolve recursos na ordem de R$ 21,9 milhões e servirá para a empresa assessorar a União nas atividades de concessão de seguro de crédito às exportações (SCE).

O seguro é utilizado principalmente para a venda ao exterior de produtos brasileiros de alto valor agregado como aeronaves e equipamentos de defesa, assim como bens de capital e serviços. Desde a criação da ABGF, esse é o principal contrato da estatal. A retomada das concessões deve aumentar a competitividade do País no comércio internacional. Nos últimos 10 anos, foram aprovadas 736 coberturas do seguro de crédito, representando US$ 38,59 bilhões em exportações.

A contratação da ABGF é custeada pela receita dos prêmios arrecadados na concessão do Seguro de Crédito à Exportação. Até o início do ano passado, a equipe técnica do governo Bolsonaro ainda tentava encontrar alguma modelagem para se desfazer da ABGF. No entanto, esbarrava na resistência do Ministério da Defesa. Uma das últimas ideias cogitadas no então Ministério da Economia era de incorporar a ABGF na estrutura da Caixa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Já a Defesa pleiteava a manutenção da empresa e a criação de um fundo financeiro sob a estrutura da ABGF. Com o impasse, os planos travaram. Essas operações são importantes para a geração de emprego e renda no Brasil. O desfecho da assinatura deste contrato é o reconhecimento da importância do sistema oficial de apoio às exportações. O governo quer incentivar ainda mais as vendas externas brasileiras pois o setor exportador é um dos que mais gera empregos de qualidade no País. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.