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10/Jul/2023

Carro Zero: programa do governo está encerrado

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, reforçou que os créditos disponíveis para o programa de incentivo à venda de carros acabaram na sexta-feira (07/07). A estimativa da pasta é de que 125 mil unidades tenham sido comercializadas no programa, que autorizou descontos patrocinados de R$ 2 mil a R$ 8 mil. O programa, anunciado em junho, também atende a categoria de caminhões e ônibus, mas, para esses casos, ainda há crédito disponível. No total, o programa conta com R$ 1,8 bilhão em recursos públicos. Para a parcela de carros, foi autorizado um montante bruto de R$ 800 milhões. Contudo, em razão de uma regra que prevê a compensação de perda de arrecadação de impostos provocada pelos descontos no preço final, o crédito líquido disponível para carros ficou em R$ 650 milhões, que foi completamente consumido.

Dessa parcela, R$ 500 milhões de crédito foram usados apenas na compra por pessoas físicas. Alckmin reforçou que o programa para venda de carros está encerrado. O governo está otimista de que a Selic vai cair e o cenário da indústria automobilística deve melhorar. O ministro da Fazenda, Fernado Haddad também afirmou que não há mais espaço para nova ampliação do programa, que recebeu recentemente um aporte adicional de R$ 300 milhões. Enquanto o crédito para veículos leves acabou, apenas R$ 140 milhões de R$ 300 milhões separados para a compra de ônibus foram usados, e R$ 100 milhões de R$ 700 milhões da parcela reservada para caminhões foram consumidos.

Segundo Alckmin, a lentidão no uso dos recursos se dá em parte pela demora dos Detrans em darem baixa nos veículos velhos que o consumidor deve se desfazer para acessar o programa. Por isso, o ministro acionou o Denatran, que se comprometeu a tratar do assunto com os Detrans. Sobre a previsão de prazo para esses créditos se esgotarem, Alckmin respondeu que o programa tem duração de quatro meses, ressalvando que o ideal seria torná-lo permanente. Ele ainda apontou que outra dificuldade para o crédito avançar com mais velocidade se dá pelo ciclo de compra dos consumidores, em especial num cenário de juros altos. Quem tem caminhão de 25 anos, é difícil ir para um novo, quem tem caminhão de 25 anos vai para um de 12 anos, por exemplo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.