ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Jul/2023

Desperdício de alimentos nas empresas do setor

Apenas 4% das empresas do ramo alimentício nunca descartam alimentos. Além disso, entre os 96% das companhias que afirmam descartar comida, mais da metade, ou 54%, o fazem sempre ou com frequência. Esses dados constam da pesquisa feita pela Nestlé, gigante global do setor de alimentos, com a MindMiners. No estudo, intitulado "O alimento que jogamos fora - causas, consequências e soluções para uma prática insustentável", também revela que, apesar do alto índice de desperdício entre empresas, 66% delas e 75% do público em geral acreditam que a responsabilidade em relação à redução do descarte de alimentos recai sobre a população.

Foram ouvidos, no levantamento, conforme nota da Nestlé, 2 mil pessoas da população geral e 500 proprietários ou colaboradores de empresas do ramo alimentício no País. O estudo, por outro lado, mostra que o maior volume de desperdício não ocorre dentro das casas, com o consumidor final. Apenas 10% dos descartes ocorrem de fato nas residências. Para a MindMiners, a discussão precisa ser mais presente. É claro que a população também deve ser conscientizada, afinal uma parte do desperdício ocorre nas casas.

No entanto, o volume diário de comida preparada e processada em uma única empresa do ramo alimentício é muito maior do que em uma casa com 3 ou 4 pessoas. Há muito o que ser feito pelas empresas nesse sentido. A doação de alimentos, além de minimizar o desperdício, contribui para a redução da fome e da insegurança alimentar enfrentadas por indivíduos em condições de vulnerabilidade. Contudo, o estudo mostra que houve uma queda de 80% nas doações de alimentos no Brasil em 2022 em relação ao ano de 2020, e somente 13% dos entrevistados afirmam que realizam regularmente a doação de alimentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.