ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2023

Dólar recua acompanhando o movimento externo

O dólar encerrou a sexta-feira (30/06) com queda superior a 1% ante o Real, em sintonia com o exterior, onde a moeda norte-americana também cedia ante a maior parte das divisas, e em meio a uma percepção positiva sobre a economia brasileira, após o Conselho Monetário Nacional (CMN) ter mantido a meta de inflação em 3% para os próximos anos. O dólar fechou a R$ 4,78, com baixa de 1,19%. Na semana passada, a moeda norte-americana acumulou alta de 0,24%.

No exterior, dados da economia dos Estados Unidos colocaram o dólar em trajetória de baixa ante outras divisas. O núcleo do índice de preços PCE, que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tem como referência para sua meta de inflação de 2%, subiu 0,3% em maio, após alta de 0,4% no mês anterior. Os gastos do consumidor subiram 0,1% no mês passado, informou o Departamento de Comércio, após alta de 0,6% em abril. Os dois números reforçaram as avaliações de que o Federal Reserve poderá ser menos duro em sua política monetária para conter a inflação, o que pesou sobre o dólar.

No Brasil, o viés também era baixista. Isso porque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, na quinta-feira (29/06), que a meta de inflação a ser perseguida pelo Banco Central seguiria em 3% em 2024 e 2025, o que foi bem-visto pelo mercado financeiro, e que o percentual também serviria de referência para o ano de 2026. Isso reduziu parte do risco ainda embutido nos ativos, incluindo os cambiais. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.