ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2023

Crédito Rural: aumento de exigibilidades é positivo

Segundo o Sicredi, a elevação dos percentuais de depósito à vista, poupança rural e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) que bancos terão de destinar ao crédito rural na safra 2023/2024, anunciada pelo governo federal nesta semana, é vista como positiva. Direcionamento de crédito faz parte de política pública e é positivo, porque aumenta a disponibilidade de recursos para a safra. O volume de depósitos à vista vem caindo e havia a previsão do Banco Central de reduzir a exigibilidade (os percentuais obrigatórios destinados ao crédito rural), o que não deve ocorrer.

O saldo dos depósitos em poupança no mercado também vem caindo. A queda dos depósitos está ligada ao elevado nível em que a Selic, que se encontra, de 13,75% ao ano, mantida neste mês pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o que estimula investidores a sacarem recursos da conta corrente ou poupança para aplicar em títulos de renda fixa atrelados à Selic, que no cenário atual proporcionam maior remuneração.

O governo federal anunciou, na terça-feira (27/06), que a exigibilidade do depósito à vista subirá de 25% para 30%, em linha com que vinha sendo solicitado por entidades do setor agropecuário, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). No caso da poupança, o percentual sairá de 59% para 65%; quanto às LCAs, de 35% para 50%. Além disso, dos 50% das LCAs aos quais não se aplica a exigibilidade, instituições financeiras poderão conceder parte dos recursos com taxas equalizadas pelo Tesouro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.