ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2023

Sicredi: presença ainda tímida na Região Nordeste

A Região Nordeste, para onde o governo federal busca direcionar mais recursos por meio de alterações em linhas do Plano Safra 2023/2024, ainda receberá parcela pequena, menos de 10%, dos R$ 60 bilhões que o Sicredi oferecerá na temporada agrícola que começa em julho. A presença do Sicredi na Região Nordeste não começou pelo agro, as cooperativas de crédito ligadas ao Sicredi da região ainda são mais fortes no atendimento de pessoas físicas e jurídicas. No agro, estão sendo dados os primeiros passos. Mais de 90% do crédito em 2023/2024 irá para as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Diferentemente do caminho percorrido na Região Sul e em outras regiões, nas quais o Sicredi começou a atuar no interior para depois avançar para as capitais, na Região Nordeste as cooperativas de crédito locais iniciaram sua atuação nas capitais.

Aos poucos, a instituição financeira vem ocupando o interior da região, onde atua há cerca de sete anos. Na Paraíba, o Sicredi tem ido com mais força para o interior. Na Bahia, atende não só a região oeste como Feira de Santana; também tem presença no Vale do São Francisco e começando a conhecer o sul da Bahia, onde há produção de cacau, em virtude da atuação no norte de Minas Gerais. O Sicredi está expandindo conforme existam cadeias produtoras e, quando há cooperativas associadas ou pessoas que poderiam ser bem atendidas pelo Sicredi, as unidades são levadas para região. O Sicredi tem hoje mais de 2,5 mil agências no Brasil, de modelos diversos, e planeja chegar ao fim de 2023 com 320 novos espaços. No ano passado, 250 foram abertos.

Nem todos são instalados por uma demanda do setor agropecuário local, já que de seus 6,5 milhões de associados, somente 10,7%, ou cerca de 695 mil, são produtores rurais. A expansão neste ano decorre não somente da demanda reprimida durante a pandemia, mas também porque tem aumentado o interesse de pessoas físicas, empresas de diversos setores e do próprio agronegócio no modelo cooperativo. O Sicredi tem uma proposta de valor diferente da de bancos privados, com distribuição de resultados entre os cooperados, por isso está crescendo, inclusive nas capitais. As agências de cooperativas de crédito vêm difundindo mais informações sobre produtos ainda pouco usados e mais complexos, como seguros e consórcios.

Das novas agências, em torno de 70% serão instaladas de Minas Gerais para cima no mapa do Brasil, incluindo o próprio interior mineiro, Espírito Santo, áreas da Região Nordeste e interior de Estados da Região Norte. Na Região Norte, o Sicredi está em todos os Estados e expandindo no interior, principalmente por meio de cooperativas que já atuavam na Região Centro-Oeste e estão expandindo sua atuação para o Norte. Na Região Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde a instituição tem uma posição mais consolidada, a expansão deve ser menor. Hoje, o Sicredi tem 105 cooperativas de crédito associadas em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Na safra 2023/2024, há expectativa de atender, com crédito, mais de 270 mil produtores, 20 mil a 30 mil a mais do que na safra 2022/2023. O Sicredi tem aumentado a base de tomadores de crédito do setor ano a ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.