ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2023

Plano Safra Agricultura Familiar: avaliação do setor

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) avalia que o Plano Safra para Agricultura Familiar ainda não é o ideal, mas o possível para o momento atual. Haverá avanço em quantidade de recursos; as áreas com mais dificuldade de acesso, como as Regiões Nordeste e Norte, terão juros menores. A entidade comemorou a retomada de um plano específico para a agricultura familiar. A Contag criticou a manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano pelo Banco Central.

O Banco Central dificultou as condições de ter mais recurso para equalização da agricultura familiar. A entidade ressaltou que é preciso unir todo o setor produtivo para enfrentar o rentismo no Brasil e baixar taxas de juros. Foi solicitada também maior facilidade ao acesso pelos agricultores familiares no crédito aos bancos.

O governo anunciou que oferecerá R$ 71,6 bilhões em crédito pelo Pronaf (programa federal focado na agricultura familiar) na safra 2023/2024, que começará em 1º de julho, volume 34% superior ao anunciado na safra passada e o maior da série histórica. Os juros das linhas da agricultura familiar ficaram entre 0,5% e 5%. A Contag pedia pelo menos R$ 10 bilhões para equalização e juros de 2% para o Plano Safra do setor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.