ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jun/2023

Lula afirma não ter problemas com o agronegócio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (13/06), que nunca teve problema com o agronegócio e atribuiu uma possível resistência do setor ao seu governo a divergências ideológicas. O presidente trava uma relação tensa com alguns segmentos do agronegócio, desde que tomou posse neste seu terceiro mandato. Lula reiterou que já governou oito anos o País e que o agronegócio sabe tudo o que foi feito, sabe da responsabilidade com o salto de qualidade que houve no setor por causa do financiamento que o governo fazia na época. Para o presidente, do ponto de vista econômico, o agronegócio não tem motivos para ter resistências. Lula cogitou que o problema pode ser ideológico e que, neste caso, não há o que fazer, pois, de fato, os dois lados estão em campos diferentes.

Lula afirmou que o lançamento do Plano Safra mostrará que, da parte do governo, não há nenhuma objeção ao agronegócio. O agronegócio apoiou majoritariamente a malsucedida candidatura à reeleição de Bolsonaro. O presidente voltou a pregar que não há incompatibilidade entre pequenos, médios e grandes produtores e disse que eles precisam viver em harmonia. O Brasil precisa dos dois e os dois ajudam o Brasil. O governo vai ajudar os dois.

O presidente falou ainda sobre a repartição das atribuições da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, feita pelo Congresso Nacional na MP da Reestruturação da Esplanada. O governo repartiu a Conab com a agricultura familiar e agricultura empresarial. O Brasil precisa de estoque regulador. Se tiver crise no mundo, é preciso garantir de que não vai faltar alimentos para população brasileiras, conclui Lula. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.