ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jun/2023

Resiliência do setor agrícola e segurança alimentar

De acordo com executivos da indústria agrícola em conferência do Conselho Internacional de Grãos, em Londres (IGC), construir resiliência nas cadeias de suprimento agrícola é fundamental para garantir a segurança alimentar. Dessa forma seria possível evitar a fome, a escassez e os aumentos bruscos nos preços dos produtos básicos, além de prevenir contra dificuldades observadas nos mercados agrícolas durante a pandemia e a guerra na Ucrânia.

Secas, inundações e incêndios continuarão causando prejuízos ao gado e às colheitas. Mas, é preciso tomar medidas urgentes para aumentar a sustentabilidade e a resiliência no setor agrícola, disse o alto comissário do Canadá no Reino Unido. Com a resiliência da cadeia de suprimentos, seria possível produzir e fornecer alimentos a preços baixos, apesar de problemas como mudanças climáticas, conflitos geopolíticos e a pandemia. A iniciativa do corredor de exportação do Mar Negro foi apresentada como um exemplo de resiliência do sistema.

Até agora, mais de 31 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas foram enviadas da Ucrânia por meio da cooperação entre Ucrânia, Rússia, Turquia e Organização das Nações Unidas (ONU), apesar dos conflitos no país. Outros pontos mencionados como importantes para aumentar a resiliência estão expandir a diversidade na produção agrícola e na pesquisa de cultivos, além de aumentar a autossuficiência para evitar uma dependência excessiva de países isolados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.