ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Jun/2023

Governo quer avançar no Desenrola e carro popular

De olho no impacto positivo na popularidade do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para avançar em duas pautas da agenda econômica: o Desenrola e o programa de redução de preços dos automóveis. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (05/06) no Palácio do Planalto, e teve a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), que também é vice-presidente. Promessa de campanha, o programa de renegociação de dívidas Desenrola está travado desde o início do ano por razões técnicas.

O governo ainda fecha os detalhes sobre a plataforma que fará a interface entre endividados e credores. A tendência é que a B3 assuma a intermediação, como indicou Haddad. O Desenrola deve ser formalizado em Medida Provisória, que está em fase final de redação na Casa Civil. O programa para reduzir o preço dos automóveis, uma demanda pessoal de Lula para melhorar sua popularidade junto à classe média, passa por ajustes em torno do financiamento.

Em um primeiro momento, Alckmin anunciara que os carros seriam barateados via incentivos fiscais, com corte de PIS/Cofins e IPI incidentes sobre a indústria automotiva. No entanto, Haddad sugeriu a Lula uma outra saída: uma concessão de crédito às montadoras que aplicarem descontos no valor final do carro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o programa para baratear o carro popular foi reformulado e deve contemplar também caminhões e ônibus. O programa foi repaginado e ficou mais voltado para o transporte coletivo e de carga, mas o carro também está contemplado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.