ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mai/2023

Dólar avança com baixa liquidez e ajustes técnicos

Nesta segunda-feira (29/05), marcada pela baixa liquidez nos mercados globais, em função de feriados nos Estados Unidos e na Inglaterra, o dólar oscilou em margens estreitas no Brasil, sem um fator de destaque que conduzisse as cotações, para encerrar em alta ante o Real. O dólar fechou a R$ 5,01, com alta de 0,53%. Os feriados do Memorial Day nos Estados Unidos e do Spring Bank Holiday na Inglaterra reduziram a liquidez nos mercados globais, incluindo o brasileiro.

O dólar marcou a cotação mínima do pregão de R$ 4,97 (-0,22%), dando continuidade ao viés de baixa visto na sexta-feira (26/05), mas voltou para o território positivo. Alguns participantes do mercado aproveitaram a baixa liquidez para impulsionar as cotações, já com o foco na formação da Ptax de fim de mês, no dia 31 de maio. A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central com base nas cotações do mercado à vista e que serve de referência para a liquidação de contratos futuros.

No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la para níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas (no sentido de alta do dólar) ou vendidas em dólar (no sentido de baixa). Chamou a atenção o fato de o dólar ter permanecido em margens estreitas durante a sessão. Da mínima para a máxima, a oscilação foi de apenas 0,88%. Segundo a FB Capital, o dia foi atípico. A alta foi reflexo da falta de liquidez, somada à formação da Ptax, que já traz distorção nas cotações. A amplitude das cotações foi baixa. O mercado não estava funcionando normalmente. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.