ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mai/2023

Unasul: Lula se reunirá com líderes da América do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá em Brasília nesta terça-feira (30/05) com 11 dos 12 presidentes sul-americanos, em uma espécie de “retiro” para debater a integração regional, fragilizada com a paralisia da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Lula quer ressuscitar um mecanismo de coordenação que envolva todos os países, apesar das divergências de políticas flagrantes entre os governantes do continente. O governo brasileiro confirmou a presença dos presidentes da Argentina, Alberto Fernández, da Bolívia, Luis Arce, do Chile, Gabriel Boric, da Colômbia, Gustavo Petro, do Equador, Guillermo Lasso, da Guiana, Irfaan Ali, do Paraguai, Mario Abdo Benítez, do Suriname, Chan Santokhi, do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e da Venezuela, Nicolás Maduro. Com a posse de Lula, o Brasil restabeleceu relações diplomáticas com a Venezuela e reabriu a embaixada em Caracas.

Os dois governos já enviaram missões diplomáticas um ao outro. A presidente do Peru, Dina Boluarte, é a única ausência entre os líderes da América do Sul. Ela enviará como representante o presidente do conselho de ministros do Peru. A última cúpula da Unasul foi realizada em 2014, em Quito, no Equador. Com a saída de uma série de países, somente sete atualmente fazem parte da aliança: Brasil e Argentina, recentemente reintegrados, além dos cinco que jamais saíram, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Peru. O formato do encontro proposto pelo Brasil será bastante restrito. Apenas os presidentes, acompanhados dos respectivos chanceleres e mais dois assessores, dialogarão em duas sessões fechadas. A sede dos encontros será o Palácio Itamaraty. A primeira reunião, com tema livre, tem prevista um discurso inaugural de cada um dos presentes. Haverá um almoço entre eles, seguido de mais uma reunião para dar seguimento às discussões.

Ao fim, Lula oferecerá um jantar no Palácio da Alvorada. Ainda não é certo que haja uma declaração oficial ao fim, o que vai depender dos entendimentos entre os presidentes. Eles vão debater que tipo de modelo de integração desejam, o que pode ser a recriação da Unasul, discussões sobre o efêmero Prosul, outro foro regional, e ainda um novo formato de diálogo permanente para a integração regional. A Unasul é herança da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa), imaginada no governo de Itamar Franco. A criação foi um reflexo da assinatura do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), quando o México foi absorvido pela influência de Estados Unidos e Canadá. Na ocasião, o objetivo brasileiro era apostar em uma integração regional menos ambiciosa, focada na América do Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.