ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Mai/2023

Sicoob avalia que taxa de juros deve começar a cair

As perspectivas para o cenário econômico brasileiro divulgadas pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) mostram que as taxas básicas de juros no Brasil devem começar a recuar nos próximos meses. A manutenção do índice em 13,75% no início do mês pelo Comitê de Política Monetária (Copom) não surpreendeu, mas o índice já está em seu máximo e deve começar a declinar. O Sicoob espera taxa de juros a 12,5% em dezembro deste ano e 10,50% até dezembro de 2024. No que se refere ao cenário internacional, o sistema de cooperativas ressaltou que os bancos centrais estão finalizando o ciclo de aperto monetário e a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) global cresça 2,8% em 2023 e 3% em 2024.

Para o Brasil, a previsão de crescimento econômico em 2024 será similar ao que atingir até o fim deste ano. A expectativa é de que não haja aumento dos preços das commodities agrícolas nos próximos meses. No entanto, na contramão está o segmento de carne bovina, que deve se manter valorizado no mercado internacional, tanto pela queda da oferta argentina e uruguaia, quanto pela expectativa de aumento do consumo chinês. O café também foge à tendência geral. A expectativa é de aumento do consumo e preços com tendência altista nos próximos meses.

Em termos de crédito rural, a participação das cooperativas na concessão de recursos tem crescido e deve passou dos 21% no segmento no período de vigência do Plano Safra 2022/2023, representando a segunda principal fonte de recursos, atrás apenas do setor público (que representou 62%). Cada vez se observa mais agentes financiando de forma estruturada. A liberação de crédito rural da Sicoob para o segmento do café representou 24% do total das liberações do sistema (alta de 56% ante o ciclo 2021/22) e resultou na segunda principal cultura financiada pela entidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.