ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Mai/2023

Carro Zero: impactos positivos do corte de impostos

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a redução de impostos para a indústria automotiva, anunciada pelo governo nesta quinta-feira (25/05), pode significar um aumento de 200 mil a 300 mil automóveis vendidos no prazo de um ano. Mas, isso depende, porque o setor ainda não conhece todas as regras. O governo estudou a possibilidade do uso do FGTS na compra do carro, mas essa alternativa não avançou e não deve avançar.

A demanda da indústria automotiva é que a renúncia tributária dure ao menos por um ano, embora o governo ainda esteja calculando o impacto fiscal da medida. O efeito da desoneração dos três impostos federais (PIS, Cofins e IPI) sobre os carros é imediato. Três montadoras informaram à Anfavea nesta quinta-feira (25/05) que desistiram de colocar em prática a suspensão de contratos de trabalho (layoff) que estavam previstas. Não foram divulgados os nomes das três montadoras.

Sabe-se que a Volkswagen, que tinha cogitado a possibilidade de suspender contratos com seus funcionários, mesmo antes do anúncio da desoneração dos carros, havia postergado para o mês que vem. Durante reunião do setor com o presidente Lula nesta quinta-feira (25/05) foi discutida a questão do emprego nas montadoras e sua relevância para a economia, mas não há nenhum compromisso de manutenção dos postos de trabalho por parte das empresas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.