ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mai/2023

Fávaro: Brasil pode elevar produção sem desmatar

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que é possível produzir sem desmatar no Brasil e ressaltou que o governo planeja criar linhas de crédito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimento em recuperação de terras degradadas. A partir de um estudo solicitado pelo Ministério da Agricultura à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), constatou-se que, em áreas consideradas degradadas, há em torno de 37 milhões de hectares propícios à integração com a agricultura e outros 20 milhões de hectares considerados propícios.

Os produtores não ocupam essas áreas, porque precisam de muito investimento, mas o governo vai começar a liberar linhas do BNDES, chamando também entes privados para incentivar essa ocupação dessas terras por produtores. Até mesmo no bioma Cerrado, onde se concentra a maior parte da agricultura de grãos do País, é possível avançar a agricultura sem desmatar, plantando apenas em áreas degradadas. O ministro ainda condenou a invasão de terras improdutivas.

Segundo ele, enquanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançar mão de passeatas, por exemplo, como forma de reivindicação, é legítimo e faz parte da democracia. Mas, invadir terras da Embrapa não tem sentido. Fávaro ainda ressaltou que o MST é produtivo e está ligado à agroindústria e à produção de alimentos sustentáveis e orgânicos. Para o ministro, “o sonho e a luta pela terra também são legítimos, mas não pode ser de forma desordeira e fora da lei", acrescentou. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.