ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mai/2023

Vice-presidente faz a interlocução com ruralistas

Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, tem sido um dos responsáveis pela interlocução do agronegócio com o governo e contribuído para a construção de pontes entre o setor e o Executivo. Alckmin participou, na terça-feira (16/05), da tradicional reunião-almoço da FPA com parlamentares. Os ruralistas salientaram a necessidade de construção de pontes com o governo, da aproximação do governo com o agronegócio.

Para a FPA, o que ainda dificulta a relação do setor com o governo, são os posicionamentos ideológicos e claros do governo quanto ao direito de propriedade. Isso gera um ponto de preocupação muito grave. A fala recente do presidente Lula, que relacionou a Agrishow "a alguns fascistas de São Paulo", também atrapalha a aproximação. Sobre o direito à propriedade, ponto de celeuma entre governo e ruralistas, Alckmin foi questionado pelos parlamentares sobre o seu posicionamento e sua ida à Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo.

Ele deixou claro que é contrário à invasão de terras, que não aceita invasão de terras privadas e produtivas, assim como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, além de outros integrantes do governo. Fica ainda um pouco a dúvida pelo fato de que membros do MST estão presentes no governo, enquanto há um posicionamento contrário às invasões por parte do governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.