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17/Mai/2023

Os novos mercados para o agronegócio em 2023

Os produtos agropecuários brasileiros contam com mais dois destinos para exportação a partir do dia 15 de maio: Egito e Índia autorizaram a importação de gelatina e colágeno e refresco de açaí, respectivamente. Para o Egito, poderão ser comercializadas a gelatina e o colágeno de qualquer estabelecimento sob SIF que cumpra os requisitos sanitários e que esteja acreditado pela empresa ISEG Halal. Trata-se de um mercado com potencial, tendo em vista que o país importou cerca de US$ 6,5 milhões por ano dos produtos em 2021 e em 2022.

O processo para abertura do mercado teve início em março deste ano e foi concluído no dia 15 de maio. O açaí brasileiro também ganha destaque na Ásia com a abertura do mercado indiano para a importação do refresco da fruta, que deverá ser comercializado embalado em caixa e não refrigerado. O refresco de açaí é uma bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável do açaí, açaí clarificado ou açaí desidratado, com ou sem adição de açúcares.

Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária já contabiliza a abertura de 20 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos de variados setores da agropecuária. O Brasil está retomando a trajetória de uma diplomacia reconhecida que, aliada à qualidade da produção nacional, tem permitido que cada vez mais produtos brasileiros cheguem a mais lugares do mundo, intensificando a produção e gerando oportunidades para os trabalhadores do campo e da cidade, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.