ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Mai/2023

Brasil participou de feira de alimentos no Marrocos

Empresas brasileiras do ramo da indústria de alimentos, bebidas e maquinários participaram da 15ª Edição da Feira Salon International de L’Agriculture au Maroc (SIAM 2023), que ocorreu entre os dias 2 e 7 de maio, em Meknès, no Marrocos. O SIAM é um dos maiores eventos africanos dedicados à agricultura e aos diversos players do segmento no continente. A Missão Comercial ao Marrocos, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve o objetivo de promover a realização de negócios e a abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro na região. Em sua 15ª edição, o SIAM, que é um evento business to business, acontece sob a temática "Geração Verde: Por uma soberania alimentar sustentável", após três anos de ausência devido à pandemia da Covid-19.

Segundo a organização, a feira atraiu 900 mil visitantes durante os seis dias e reuniu 1.400 expositores de 65 países. O Pavilhão Brasil movimentou US$ 1,6 milhão em negócios realizados durante os seis dias de evento. A expectativa dos expositores é de comercializar mais US$ 25,4 milhões nos próximos 12 meses. Entre os produtos brasileiros expostos no SIAM 2023, destacam-se: açaí, cupuaçu, carne de frango, tilápia, queijos, cafés, geleias, sucos, açúcar, pimentas e grãos. Além de produtos alimentícios, também foram apresentados máquinas agrícolas, fertilizantes e produtos de irrigação. Os 12 estandes brasileiros contaram com uma estrutura completa para preparação e exposição de produtos, apoio de recepcionistas bilíngues e confecção do catálogo do Pavilhão Brasil, além de apoio técnico da adidância agrícola brasileira no Marrocos para reunião com os potenciais compradores.

O Pavilhão Brasil, um dos mais visitados, teve a presença do ministro marroquino da Agricultura, Pescas Marítimas, Desenvolvimento Rural e Águas e Florestas, Mohammed Sadiki, que experimentou o famoso açaí brasileiro. Em 2022, o Marrocos foi o segundo maior destino na África das exportações de produtos do agronegócio brasileiro. Com destaque para o açúcar, que normalmente representa cerca de 70% da pauta exportadora em termos de valor; milho, trigo mole, pimenta-preta, café, dentre outros. A expectativa é aumentar a participação das mercadorias brasileiras no mercado marroquino, além de promover a abertura de novos mercados para produtos como lácteos, mel, couro, carnes processadas, material genético animal, pescados, tabaco e produtos florestais. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.