ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mai/2023

Conselhão tem 12 nomes de peso do agronegócio

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado Conselhão, contará com 12 nomes ligados ao agronegócio, dentre seus 246 membros. O conselho, formalizado nesta quinta-feira (04/05) em publicação do Diário Oficial da União, tem a prerrogativa de contribuir com o governo para a construção e discussão de políticas públicas e serve como fórum para o governo ouvir setores da sociedade.

Entre os nomes, estão o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o pecuarista João Martins, e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. Da Sociedade Rural Brasileira (SRB), participam do Conselhão o atual presidente Sérgio Luis Bortolozzo e a ex-presidente Teresa Cristina Vendramini.

Também integram o conselho o empresário de soja e algodão Eraí Maggi Scheffer, sócio do Grupo Bom Futuro, primo do ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi; o empresário do ramo de biodiesel, CEO da Be8 (anterior BSBios) e diretor do Conselho da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, e o presidente da Cargill Brasil e vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Paulo Sousa. Do setor da pecuária, o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, e o presidente dos Conselhos de Administração da Marfrig e da BRF, Marcos Molina.

Também estão no conselho os empresários Rubens Ometto Silveira, presidente do Conselho de Administração da Cosan, que controla a Raízen; José Henrique Cutrale, sócio da produtora de laranjas Cutrale; e Luis Roberto Pogetti, presidente do Conselho de Administração da Copersucar, trading de etanol e açúcar. Da agricultura familiar, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Veras dos Santos, agora faz parte do Conselhão. Pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ayala Lindabeth Ferreira, da direção nacional do movimento, representará o MST no Conselhão.

Também estará no Conselhão a chef de cozinha e ativista da agroecologia Bela Gil, que chegou a ser convidada para ser secretária especial de Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), mas recusou o convite. Na primeira plenária de relançamento do Conselhão, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou a presença de representantes do agronegócio, da agricultura familiar e de segmentos do campo no grupo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.