ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mai/2023

Plano Safra 2023/2024 premiará práticas ambientais

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo está estudando se o produtor que adota boas práticas ambientais terá aumento de limite para empréstimo ou redução da taxa de juros para tomada de recursos no Plano Safra 2023/2024, que se inicia em 1º de julho. O governo vai premiar, no Plano Safra, os agricultores com boas práticas ambientais. Está em discussão se será aumento do limite para quem tem Cadastro Ambiental Rural, para quem usa biológicos, ou se será a redução da taxa de juros. Os critérios serão discutidos nos próximos dias. O ministro reafirmou que todo o Plano Safra será galgado no Plano ABC+ (Plano de Estímulo à Agricultura de Baixo Carbono, linha já existente na política de crédito agrícola).

O produtor não precisará fazer nada adicional. O alinhamento feito com a ministra Marina Silva (do Meio Ambiente) e o ministro Paulo Teixeira (do MDA) é para premiar quem tem boas práticas, que é a imensa maioria. O produtor não terá de fazer nada adicional, pois tudo o é feito na propriedade que tenha princípios da agricultura de baixo carbono será considerado. Ele defendeu que será também uma medida de mostrar ao mundo que os produtores brasileiros possuem boas práticas ambientais. Ainda sobre o próximo Plano Safra 2023/2024, Fávaro afirmou que haverá mais recursos para inovação tecnológica e para o Programa de Ampliação e Construção de Armazéns (PCA).

O governo trabalha para ter um Plano Safra com mais recursos disponíveis. O ministro pediu o apoio dos parlamentares para ter um Plano Safra mais robusto. Se não for possível fazer um Plano Safra que dure o ano todo, será preciso do Projeto de Lei do Congresso Nacional. O ministro defendeu que o montante direcionado à equalização de recursos de médios e grandes produtores no ciclo passado, de R$ 3,5 bilhões, não será suficiente para a política de crédito agrícola. Há tratativas avançadas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Fávaro solicitou uma reunião na sexta-feira (05/05) com Ministério do Planejamento e com o Ministério da Gestão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.