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27/Abr/2023

Tecnologia: plataforma ajuda produtor nas vendas

Para levar os frutos colhidos no interior da Bahia para qualquer região, a Coopercuc redirecionou investimentos para garantir a entrada no mercado nacional. Hoje, produtos do grupo podem ser encontrados em 23 Estados, em redes de varejo: estão em 40 unidades do Pão de Açúcar e em 120 do Carrefour e em plataformas de e-commerce. Segundo a Coopercuc, se um cliente pede dez potes de geleia, por exemplo, é possível entregar com eficiência, mas, se solicita um pote de doce, haverá dificuldade, pois o modelo de negócio é vender para empresas. O olhar para o digital recebeu mais atenção após a pandemia e virou uma grande aposta. Antes, as vendas eram pulverizadas entre empresas, consumidor final e venda para projetos governamentais, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

No caso da Coopercuc, o marketplace e o e-commerce se tornaram aliados para elevar a rotatividade de compra por causa dos produtos diferenciados que comercializam, a exemplo do umbu. Não é como arroz e feijão. O desafio não é o consumidor comprar a primeira vez, mas se encantar na segunda, na terceira, na quarta vez. Nesta semana, a cooperativa lançou uma plataforma para venda de produtos na internet para o Brasil. O Armazém da Caatinga é referência em produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Com espaço físico na orla nova de Juazeiro, norte da Bahia, e uma franquia em Uauá, também na Bahia, o comércio tem uma loja virtual que reúne 14 cooperativas do cerrado, da região amazônica e do sertão baiano, incluindo a Coopercuc e a Coopersabor. O local funciona como uma porta de comercialização para os grupos e os instiga a criar produtos estruturados para venda.

Nas prateleiras físicas, são oferecidos em média 400 tipos de produtos. Inaugurado fisicamente em abril de 2022 e, virtualmente, em novembro do mesmo ano, o empreendimento só não vende no site carnes congeladas, peixes e queijos. Entre os itens comercializados, estão cajuína do Piauí, alimentos à base de milho, iogurte, derivados de mandioca, artesanato e vestimentas. O envio para todo o País ainda é recente, por isso, ainda não resulta em um faturamento muito alto. O espaço está localizado na beira do Rio São Francisco, onde os clientes podem ter uma experiência alimentar com cardápio personalizado interligado a comidas regionais, como carne de bode com molho de licuri. O Armazém desempenha um papel importante no fortalecimento de cooperativas com base agroecológica para além da Bahia. O espaço é uma vitrine de viabilidade de negócios e permite que alcancem mais pessoas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.