ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Abr/2023

China: PIB tem potencial para crescer 6% em 2023

Segundo a Capital Economics, a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China tem potencial de atingir 6% em 2023, após dados do primeiro trimestre mostrarem recuperação maior do que se previa. No começo de janeiro, a consultoria britânica previa avanço de 5,5% do PIB chinês este ano. A atividade econômica chinesa ainda tem espaço para ganhar força nos próximos meses, à medida que a confiança do consumidor se recupera e o avanço do crédito acelera.

Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS), o PIB do país cresceu 4,5% no primeiro trimestre de 2023 ante igual período de 2022. O resultado superou a previsão de analistas. Na comparação trimestral, o resultado dos primeiros três meses de 2023 apresentou crescimento de 2,2%. O banco holandês ING avalia que o crescimento do PIB da China, acima das projeções no primeiro trimestre de 2023, aponta que não há necessidade imediata de estímulos maciços à economia ou de estímulos fiscais para consumidores.

Entretanto, a expectativa é que o governo da China mantenha seu plano de investimentos em infraestruturas como um motor complementar para o crescimento, visto que a expectativa é de uma deterioração do mercado externo em 2023. O crescimento rápido da China no primeiro trimestre se deve aos resultados mais fortes das vendas de varejo, apesar da desaceleração do crescimento do investimento em infraestrutura em igual período. Já a produção industrial teve crescimento modesto, como resultado do enfraquecimento da demanda nos Estados Unidos e na Europa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.