ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Abr/2023

Brasil buscará atrair mais investimentos chineses

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, durante sua viagem à China, convidará o presidente do País asiático, Xi Jinping, para uma reunião bilateral no Brasil para mostrar a ele projetos locais em que há interesse de atrair investimentos chineses. Segundo Lula, a ideia é que a China não só compre produtos brasileiros, mas que os dois países construam uma parceria para que a China possa fazer investimentos em coisas que não existem no Brasil, como, por exemplo, uma nova rodovia ou uma nova hidrelétrica. Na sua viagem à China, Lula destacou que, além de atrair investimentos chineses para geração de empregos e ativos produtivos no Brasil, também buscará vender produtos brasileiros ao país asiático. Lula buscará convencer os chineses a fazer mais investimentos no País, além de tentar vender aviões da Embraer, mais soja, mais milho, mais carne.

Lula ressaltou a importância da relação comercial entre China e América Latina. Ele voltou a dizer que uma das prioridades do seu governo é retomar o protagonismo brasileiro no cenário internacional, com representatividade junto não só à China, mas aos Estados Unidos e Rússia, por exemplo. Ele destacou, no entanto, que o mercado extraordinário para o País é América do Sul e América Latina, que agrega 16 mil Km de fronteira e com vendas de itens com alto valor agregado, disse. Segundo Lula, não interessa ao Brasil ser rico com "vizinhos pobres". Ele voltou a citar a dívida histórica com a África e defendeu um aprofundamento nas relações comerciais, com transferência de tecnologias, por exemplo. Lula disse ainda que a Europa é um parceiro extraordinário, mas compra produtos menos sofisticados.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China destacou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país. O governo chinês considera a visita uma oportunidade para atualizar a cooperação amigável e mutuamente benéfica em vários setores, além de trazer mais energia positiva para a solidariedade entre países em desenvolvimento, a cooperação e a resposta conjunta a desafios globais. Desde que Lula adiou sua visita por questões médicas os dois lados têm mantido comunicação próxima sobre a visita. O fato de que o presidente Lula da Silva liderará uma grande delegação para a China em sua visita de Estado em breve, após sua recuperação, é uma mostra da grande importância que os dois lados dão a esta visita e às relações bilaterais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.