ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Abr/2023

INMET: Ministério da Agricultura contesta queixas

O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que recebeu com tranquilidade e receptividade as preocupações dos servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quanto à autonomia da entidade, à extinção de sedes regionais e à necessidade de revitalização. A Pasta afirmou que o Inmet segue fornecendo informações confiáveis e de maneira eficiente, apesar das queixas dos funcionários de desmantelamento institucional. O Inmet preserva a sua missão que é prover informações meteorológicas confiáveis à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País.

Os servidores do Inmet encaminharam, na semana passada, uma carta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmando que o rebaixamento do instituto à condição de departamento da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação Cooperativismo (SDI) reduziu a autonomia da entidade para interação com outras instituições. Os servidores ainda diziam que a gestão orçamentária do Inmet centralizada em Brasília, pela SDI, dificultou a fiscalização financeira e resultou na extinção de quatro de seus dez Distritos de Meteorologia (DISME’s), sedes regionais distribuídas pelo País.

O Ministério da Agricultura argumentou que as mudanças administrativas seguem o princípio da eficiência pública e que a integração do Inmet à estrutura da Pasta garante ao órgão força e agilidade para a execução dos processos-meio por participar da escala de gestão de compras, recursos humanos e controles internos corporativos. As alterações em nível de distrito também são feitas cuidadosamente. Mantendo sua representatividade e competências finalísticas nas cinco regiões, o Inmet reorganiza os processos de suporte e gestão em alguns distritos, garantindo os princípios de racionalidade e eficiência, afirmou o Ministério da Agricultura.

Sobre as queixas de que as estações meteorológicas do Inmet estariam sem manutenção ou operando de maneira precária, o Ministério da Agricultura afirmou que realiza, de forma constante, manutenções corretivas ou preventivas. Todas as 734 estações meteorológicas, automáticas ou convencionais, possuem rotina de manutenção, sendo que cada tipo de tecnologia exige uma complexidade de serviço e cada local de instalação, num País de dimensões continentais, exige uma logística diferenciada. O ministério acrescentou que, nos últimos meses, o Inmet adquiriu uma frota de 15 veículos para o deslocamento das equipes técnicas e está em andamento um novo processo licitatório para a aquisição de peças de reposição e manutenção da rede de estações meteorológicas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.