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05/Abr/2023

Empresários confiantes com retomada econômica

Pouco mais da metade (51%) dos empresários consultados pela Boa Vista para um levantamento especial sobre Páscoa está confiante ou muito confiante com a retomada econômica em 2023. Entre os 300 participantes, 29% dos consultados afirmam estar pouco confiantes com a retomada, enquanto 28% estão muito confiantes. Outros 23% se consideram confiantes, contra 20% nada confiantes. A pesquisa reúne representantes de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte. Os principais desafios listados para 2023 pelos empresários são: conseguir ampliar a sua atuação no mercado; realizar vendas nas redes sociais e driblar a inadimplência do negócio.

A maioria dos ouvidos (73%) afirma que vai precisar de crédito para alavancar os negócios. Dessa fatia, 85% vão procurar crédito nos bancos. Para a leitura dos dados, a Boa Vista pondera que um grau de 80% de confiança deve ser considerado, com margem de erro de 3% para mais ou para menos. Cerca de seis em cada dez empresários (63%) esperam aumento do volume de vendas na Páscoa deste ano, em comparação à data em 2022. Somente 10% veem diminuição das vendas e 27% projetam vendas iguais. Os consumidores irão gastar mais nesta Páscoa para 59% dos consultados, contra 25% que esperam redução dos gastos e 16% que veem gastos iguais. O levantamento também indica que a data deve representar entre 1,0% e 10,0% do total de vendas no ano para a maior parte dos entrevistados (64%).

A expectativa dos empresários é que o ticket médio da Páscoa seja de aproximadamente R$ 179,00 neste ano. Ainda de acordo com a Boa Vista, 92% dos empresários afirmaram que vão investir para aumentar as vendas nessa data. A venda por meio das redes sociais deve ser a principal ação nesse sentido, seguida por vendas no próprio site e criação de promoções para a Páscoa. O e-commerce será o principal canal de vendas na Páscoa para 39% dos empresários, enquanto 37% indicam as lojas físicas. A utilização de ambos os canais com maior foco no físico será alvo de 12% dos entrevistados, mesmo porcentual que fará a utilização de ambos com maior foco no online. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.