ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mar/2023

China fará negócios com o Brasil em moeda local

A China deu mais um passo importante para que as trocas comerciais e de investimentos com o Brasil possam ser feitas em moeda local, dispensando o dólar. Ao mesmo tempo em que o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) foi designado para fazer a compensação do renminbi no Brasil, o banco Bocom BBM obteve licença para realizar movimentações pelo sistema de pagamentos interbancário chinês. Será o primeiro banco a participar diretamente desse sistema na América do Sul.

O objetivo da estrutura é ampliar a oferta de renminbi para que os brasileiros não precisem comprar ou vender dólares nos fluxos com seu maior parceiro comercial e oitavo maior investidor estrangeiro. A consequência será não só maior facilidade, mas também redução de custos nas transações bilaterais. O anúncio, que vem na esteira do acordo para compensação de renminbi firmado entre os bancos centrais há dois meses, foi feito durante encontro de empresas brasileiras e chinesas em fórum organizado pelos governos dos dois países nesta quarta-feira (29/03).

A secretária de Assuntos Internacionais do ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, apresentou a solução como mais uma medida para aprofundar o comércio e investimentos entre os países. A adesão das empresas não será imediata, mas deve acontecer à medida que o sistema prover maior liquidez de moeda chinesa. Se representar menor custo para as empresas, elas vão se interessar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.