ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Mar/2023

OMC: protecionismo e concentração preocupam

A Organização Mundial de Comércio (OMC) alertou para o fato de que o protecionismo tem crescido no mundo, um movimento iniciado antes mesmo da pandemia de Covid-19. A entidade defendeu a importância do comércio para apoiar a economia global e advertiu contra a concentração excessiva da produção global. A concentração excessiva da produção de microchips em apenas um país não é algo positivo, por exemplo. Analistas em geral advertem para o fato de que o mundo depende em demasia de Taiwan no setor de manufatura de semicondutores.

O comércio retirou mais de 1 bilhão de pessoas da pobreza nos últimos anos. Isso ocorreu em grande medida na China, mas mesmo retirando o país da conta, o benefício ainda é bastante expressivo. O comércio tem um efeito de conter a inflação. As cadeias de suprimento globais precisam ser "reimaginadas". É preciso corrigir alguns problemas, diversificar cadeias de suprimento para áreas ainda não beneficiadas, o que reforçará a resiliência global. A restrição de cadeias de produção em apenas um país, em geral o de origem das empresas, processo conhecido como "reshoring", "pode expor a mais riscos.

Foi destacado o potencial do comércio para apoiar a transição verde. Há um desejo geral de reformas na OMC, a questão é qual seria o resultado almejado. A OMC tem enfrentado um gargalo em seu tribunal de apelações. A entidade está agora concentrada em reformar essa instância. Os Estados Unidos travaram nomeações para essa corte, o que paralisa processos que passam a essa instância. O problema se arrasta desde 2019, ainda sob a presidência de Donald Trump, quando o governo norte-americano paralisou a indicação de juízes por considerar que a OMC supostamente teria postura favorável à China. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.