ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mar/2023

Nordeste: o protagonismo na transição energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que sol e vento serão os maiores indutores do desenvolvimento da Região Nordeste do País. O governo Lula 3 incentivará a otimização do uso dos recursos naturais para a produção de energia e o Brasil voltará a ocupar papel de destaque no mundo. O ministro afirmou que o governo irá realizar o maior programa de transmissão de energia do Nordeste, com investimentos de aproximadamente R$ 50 bilhões. O governo federal estará presente com previsibilidade jurídica e respeito aos contratos, para avançar em investimentos tão importantes para o mundo. Ele destacou o "papel primordial" de parceiros internacionais e nacionais, que acreditam no Brasil e na Região Nordeste com os investimentos.

O perfil conciliador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trazendo equilíbrio entre desenvolvimento econômico e olhar social e ambiental, é fundamental para atração de investimentos. O ministro e o presidente Lula participam do lançamento do Complexo Renovável Neoenergia, o primeiro projeto de geração associada de energia renovável do País. Localizado na Paraíba, o projeto integra a geração de energia eólica e solar dos parques Neoenergia Chafariz e Neoenergia Luzia, respectivamente. As unidades estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação Neoenergia Santa Luzia II e a respectiva linha de transmissão. A inauguração desta quarta-feira (22/03) é símbolo do aproveitamento sustentável dos recursos naturais do País que combina geração de emprego, renda e energia.

O complexo soube unir a energia eólica e solar, abundantes no Nordeste. Um verdadeiro protagonismo do Brasil na transição energética. O investimento total soma cerca de R$ 3,5 bilhões. A energia gerada pelo Complexo Renovável é suficiente para abastecer 1,3 milhão de residências por ano. De acordo com o grupo, o objetivo é contribuir para expansão do setor elétrico nacional e gerar sinergia entre seus ativos e diversificar o portfólio de energia. A empresa também atua no segmento de distribuição e atende 16 milhões de consumidores em cinco Estados. A Neoenergia ressaltou o pioneirismo da iniciativa e afirmou que o projeto tem o ‘DNA’ da empresa, baseado nos pilares da sustentabilidade, dentre eles o equilíbrio financeiro, respeito ao meio ambiente e valor agregado para a sociedade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.