ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mar/2023

Impactos do El Niño sobre as ações de empresas

A Ágora Investimentos e o Bradesco BBI avaliam que algumas ações da Bolsa local podem se beneficiar mais com a chegada do El Niño, evento climático que deve acontecer entre julho e agosto de 2023. Após três anos consecutivos de La Niña, espera-se que haja um aumento das chuvas na América do Sul e nos Estados Unidos, o que deve alterar os preços das ações dos setores de Alimentos e Bebidas e Agronegócio.

A chegada do El Niño pode levar preços de trigo, milho e soja para abaixo do esperado, já que este evento climático historicamente traz mais chuvas para regiões produtoras de grãos nas Américas, enquanto normalmente eleva os preços do açúcar, arroz, óleo de palma e do algodão, devido a possíveis secas nos países asiáticos.

No setor de Alimentos e Bebidas, M.Dias Branco se beneficia dos custos mais baixos de trigo/milho. No setor de Carne Bovina, os produtores dos Estados Unidos, JBS e Marfrig, podem ter um melhor desempenho que o de Minerva, já que o El Niño anterior melhorou as pastagens norte-americanas, mas levou à seca no norte do Brasil, relevante para o gado. No Agronegócio, a São Martinho pode se beneficiar dos preços mais altos do açúcar.

Assim, o preço da ação pode ter um desempenho melhor que SLC Agrícola, pois essa pode enfrentar preços de grãos mais baixos (apesar dos preços mais altos do algodão). No setor de Varejistas de Fertilizantes, a avaliação é que a 3tentos se beneficie mais que AgroGalaxy, dada a maior exposição à produção de grãos na Região Sul do Brasil, que mais se beneficia do El Niño. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.