ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2023

Clima: possibilidade de El Niño para o final de 2023

O Bureau of Meteorology da Austrália informou na terça-feira (14/03) que os indicadores oceânicos e atmosféricos permanecem em valores de Neutralidade, ou seja, nem El Niño, nem La Niña. Embora o Oceano Pacífico esteja atualmente nesta condição, o Bureau de Meteorologia alerta para o surgimento de um possível El Niño no final de 2023, uma vez que foram atendidos os critérios para a condição de “Atenção para El Niño.” A probabilidade de um El Niño ocorrer no final de 2023 é estimada em cerca de 50%. Isso significa que a chance é cerca de duas vezes maior do que o normal, mas ainda não é uma garantia de que o evento irá ocorrer.

No entanto, há sinais que indicam que alguns dos precursores típicos do El Niño estão sendo observados atualmente. Uma quantidade significativa de água mais quente que a média surgiu abaixo da superfície do Pacífico tropical ocidental e central, e temperaturas da superfície do mar mais quentes que a média surgiram em partes do Pacífico tropical oriental nas últimas semanas. Essas condições são consideradas precursoras do El Niño, que pode levar a mudanças significativas nas condições climáticas globais, incluindo o aumento da temperatura média global e a redução da precipitação em algumas áreas.

Projeções indicam rápido aquecimento entre os meses de março e maio, indicando o estabelecimento de um possível El-Niño em agosto de 2023. Por isso, o Bureau de Meteorologia alerta para a possibilidade de um El Niño em 2023 e destaca a importância de se manter atento às atualizações meteorológicas. A comunidade científica está monitorando de perto o Oceano Pacífico e os indicadores atmosféricos para detectar quaisquer mudanças significativas nas condições climáticas, a fim de preparar as pessoas para as possíveis consequências dessas alterações. Fonte: Agrolink. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.