ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mar/2023

Brasil e Alemanha: parceria em Hidrogênio Verde

O Ministério de Minas e Energia propôs ao governo da Alemanha uma parceria comercial para viabilizar a venda de hidrogênio verde para o país europeu. Estabelecer uma demanda firme poderia impulsionar o desenvolvimento da tecnologia no Brasil. A sugestão foi apresentada ao ministro Federal de Economia e Proteção Climática da Alemanha na segunda-feira (13/03). A intenção é que o governo alemão analise a proposta, que teria como base a parceria entre as equipes técnicas de ambos países. Foi sugerido que as equipes técnicas trabalham na proposta de uma contratação objetiva de uma demanda firme de hidrogênio verde do Brasil.

O Brasil tem se esforçado no sentido de ampliar o parque de energias renováveis. Os ministros do Brasil e da Alemanha assinaram um ato que reafirma a parceria energética entre os países. Os dois países possuem um Acordo sobre Cooperação no Setor de Energia desde 2008, e a proposta é realizar os ajustes necessários para garantir avanços nas áreas de redução das emissões de gases de efeito estufa e de uma transição energética justa. A possibilidade poderia abreviar o caminho para o desenvolvimento do hidrogênio. Caso houvesse condições de armazenamento e plantas instaladas, o Brasil já poderia ter como fornecer o insumo para outros países que buscam melhorar suas matrizes energéticas, como a Alemanha.

O protocolo assinado prevê que se avance, de forma mais célere, nessa cooperação, com ideias tanto trazidas pelo lado alemão quanto do brasileiro, que tem um propósito muito determinado que é avançar na transição energética, renovando e aperfeiçoando ainda mais a matriz do País, e buscando reconhecimento dos países desenvolvidos. O representante do governo alemão explicou que o país criou uma fundação, com orçamento de 3,5 bilhões de euros, para buscar iniciativas para estimular energias renováveis. Ele sinalizou que a instituição poderá ajudar no elo entre os produtores de hidrogênio no Brasil com potenciais compradores na Europa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.