ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Mar/2023

Alimentos: maior oferta dos EUA pressionará preços

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, os efeitos climáticos sobre as regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos poderão ajudar a desacelerar os preços dos alimentos em todo o mundo. O setor já observa uma estabilidade de câmbio e uma tendência de queda para os próximos meses, o que também pode ajudar na redução dos preços para o mercado agrícola.

Muito provavelmente, se o clima norte-americano tiver regularidade, é possível que haja uma redução de até 20% dos preços dos alimentos. O ministro ressaltou, ainda, que o Brasil vive um momento de uma nova supersafra, apesar de problemas, como o período de estiagem no Rio Grande do Sul. Em termos gerais, a situação no Rio Grande do Sul não afeta o volume de alimentos produzidos.

Para o ministro, o maior ativo do Brasil é o clima favorável para a produção agropecuária, e não há antagonismo entre produzir e garantir sustentabilidade. O Brasil é um grande produtor porque tem bons ativos. Mas, nada valeria se o clima fosse desfavorável. Ele destacou a importância do meio ambiente. A legislação que modernizar e dar competitividade aos produtores sem precarizar o meio ambiente terá o apoio do Ministério da Agricultura. Mas, tudo que precarizar, não será considerado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.