ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Mar/2023

Mais da metade dos brasileiros tem alguma dívida

De acordo com dados da pesquisa Radar Febraban de fevereiro, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Ipespe, mais da metade (53%) dos brasileiros adultos tem algum tipo de dívida, sendo que o percentual é maior entre as mulheres (56%) e entre indivíduos com idades entre 25 e 44 anos (59%), bem como entre os que têm renda de até dois salários-mínimos (57%). Segundo as respostas, 62% dos brasileiros têm dívidas com bancos ou financiadoras, e 54%, com cartão de crédito. Além disso, 67% dos entrevistados afirmaram ter disposição de participar de programas de refinanciamento de dívidas.

Além das tradicionais rodadas de renegociação feitas pelos bancos em início de ano, o governo federal deve anunciar em breve o Desenrola, programa de renegociação voltado a pessoas físicas. Qualquer pessoa poderá participar, mas o foco do programa é justamente na faixa da população com renda mensal de até dois salários-mínimos. Para este público, o Tesouro absorverá o risco de crédito. Foram feitas perguntas a respeito da percepção dos entrevistados sobre bancos e o setor financeiro: 59% deles confiam nos bancos, 57%, nas fintechs, e 51%, nas empresas privadas.

Entre os jovens com idades entre 18 e 24 anos, a confiança em bancos e em fintechs sobe para 70% e 71%, respectivamente. Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados veem contribuição positiva dos bancos para o desenvolvimento da economia, enquanto 51% consideram que as instituições ajudam na geração de empregos. Além disso, 49% acreditam que os bancos contribuem positivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A pesquisa foi feita com 2.000 entrevistados, em todas as cinco regiões do País, levando em conta pessoas com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.