ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Mar/2023

EUA vê Brasil como líder em produção sustentável

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou após o encontro com o assessor especial da presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry, que os Estados Unidos reconhecem que o Brasil voltou a liderar as políticas mundiais de boa produção e produção sustentável. Kerry e sua equipe demonstraram um reconhecimento do esforço brasileiro nesses 60 dias para mudar a tônica e os rumos da agropecuária do País, que estava caminhando para um processo que não era o ideal, de desrespeito ao meio ambiente. Questionado se o aumento do desmatamento em fevereiro foi debatido com a autoridade norte-americana, Fávaro negou. Existe a consciência que o Brasil está saindo de um processo de incentivo às práticas não sustentáveis, o que está sendo corrigido. É o começo do governo. De acordo com o ministro, a produção sustentável foi o foco da reunião bilateral.

O Brasil tem grande produção sustentável, mas teve imagem arranhada nos últimos anos por alguns poucos, mas barulhentos, com desrespeito ao meio ambiente, o que vinha atingindo muito o acesso aos mercados internacionais. A preocupação norte-americana é que o Brasil retome as boas políticas sustentáveis. Segundo Fávaro, a agricultura será contemplada no pacote bilateral entre os países, principalmente com promoção de cooperação técnica entre os países, além de parcerias econômicas e investimentos no Fundo Amazônia. Foi ressaltada a dificuldade do governo Joe Biden de aprovar no Congresso norte-americano recursos públicos para investir no Fundo Amazônia, mas isso será feito porque é considerado importante. O governo brasileiro sugeriu que esses recursos sejam investidos em ciência e pesquisa, para avançar ainda mais sobre a produção sustentável, mostrando que o Brasil tem essas boas práticas.

As medidas anunciadas incluem parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os EUA têm a maior empresa de clima temperado do mundo e o Brasil tem a maior empresa de pesquisa de clima tropical do mundo. Unindo Embrapa e ARS, será possível encontrar soluções mais inovadoras para a produção sustentável e trocar experiências. A cooperação entre os países se dará também para o fortalecimento do setor de etanol e da adoção de insumos biológicos. São boas práticas fundamentais para Brasil e Estados Unidos terem, cada vez mais, uma produção de alimentos que respeite o meio ambiente, a condição climática e segurança climática no futuro. A reunião foi importante e colaborativa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.